quinta-feira, 26 de março de 2009

O contexto da fisioterapia em manaus(parte III)

Parte III - Blog

Continuando, a segunda questão levantada no início do ensaio é muito mais difícil responder. E talvez quem sabe um dia poderei respondê-la.
Mas mesmo assim, abordaremos algumas questões relevantes. Não consigo compreender como nós fisioterapeutas, prestadores de serviço que somos, apresentamos tanta ineficiência no que concerne a publicidade e o marketing pessoal/profissional já que são condições inerentes a todo e qualquer profissional liberal, com eficiência comprovada mundialmente e desde sempre.
Uma boa apresentação individual, passando pela forma com que nos vestimos e como nos dirigimos aos nossos clientes e aos profissionais com que mantemos relação estreita por conta de nossas atividades profissionais , são primordiais e precisamos atentar para certos desvios de postura.
Comumente me deparo com situações no mínimo hilárias se não fossem sórdidas. A interação interpessoal é a chave para futuros contatos profissional. E precisamos lembrar que nossos clientes são exigentes quanto ao trabalho oferecido e por nós prestados. Da mesma forma os demais profissionais da área da saúde são exigentes quando o assunto é o cliente que necessita de nossos serviços, principalmente quando o sucesso de suas intervenções prévias depende da recuperação funcional plena do indivíduo.
Uma relação sólida construída com os nossos clientes, baseada no conhecimento científico-técnico e resultados satisfatórios são nossos cartões de visita.
Entretanto, seguindo a máxima de que a quem nunca aparece nada acontece, é preciso que mantenhamos estreito contato com os demais profissionais que encaminharam os clientes para os nossos serviços. Relatórios da evolução de nossos clientes expedidos por nós a cada reavaliação com o outro profissional é importantíssimo, uma vez que mostramos quem é o profissional que está na outra ponta da linha da mesma forma que ao promover a evolução dos clientes, a chance daquele profissional em acreditar em nossa intervenção cresce exponencialmente.
Outra consideração a ser feita é a constante necessidade de se fazer presente nos principais nichos freqüentados por semelhantes. Encontros científicos, palestras, congressos e curso de extensão promovidos em nossa cidade são excelentes veículos de divulgação de nossos trabalhos.
Participe sempre que possível de atividades inerentes a sua profissão. Promova cursos e palestras, visite as faculdades que ofereçam o curso de graduação de fisioterapia, não restrinja seu núcleo de convívio só porque é aluno desta ou de outra instituição. Publique e divulgue seus trabalhos em jornadas científicas promovidas por todas as instituições de Manaus.
Tenha sempre em mãos um currículo bem fundamentado e claro impresso e digital. O antigo cartão de visita ou de apresentação profissional também tem o seu valor. Converse interaja principalmente com aqueles profissionais que usualmente não fazem parte do seu convívio profissional.
E nunca, jamais, pare de produzir ou de divulgar o seu trabalho por conta de críticas. Estas sempre estarão presentes, mas somente para àqueles que se destacam e normalmente são instrumentos úteis para que possamos repensar uma melhor tática e uma abordagem mais eficiente.
Lembre-se que os fisioterapeutas mais ilustres de nossa profissão não são aqueles que estavam na hora certa e no lugar certo, mas que souberam aproveitar o momento para divulgar seus trabalhos seja científico, seja com suas performances profissionais.

Para ver o texo na íntegra:
http://www.webartigos.com/articles/15641/1/o-contexto-atual-da-fisioterapia-em-manaus/1.html

quarta-feira, 25 de março de 2009

I Jornada Multidisciplinar de Oncologia do Médio Solimões



Caros amigos, é com muita satisfação que participo através de um honroso convite proveniente da Universidade Federal do Amazonas UFAM/AM da I jornada de Oncologia do Médio Solimões a ser realizado em Coari.
Para tanto, estarei ausente por alguns dias assim como as novas postagens. Tão logo retorne irei disponibilizar as aulas e palestras ministradas na I Jornada

terça-feira, 24 de março de 2009

Quais os reais valores de um “profissional multidisciplinar” para equipe de Saúde?

Com muita satisfação e felicidade, recebi um e-mail de um graduando, falando-me de sua primeira publicação científica...
Na verdade, não é um graduando/aluno meu propriamente dito, já que não tive o prazer de compartilhar uma sala de aula com ele...pelo menos não ainda.
Mas vai os mais sinceros votos de sucesso e que este seja o primeiro de muitos artigos publicados.
Ao meu não aluno mas amigo Gustavo Bezerra, peço a licença de publicar um trecho de seu belo artigo que nos mostra clareza e maturidade na transmissão de idéias.

Quais os reais valores de um “profissional multidisciplinar” para equipe de Saúde?

Ao pesquisar e encontrar o conceito de multidisciplinar segundo Aurélio: referente a, ou que abrange muitas disciplinas. Quanto à Equipe Multidisciplinar (voltada à Saúde) surge outra dúvida, pesquiso e com ajuda, defino que é um Grupo de especialistas, que podem interagir para o trabalho de reabilitar ou remediar pessoas enfermas. Hoje, no Brasil, uma importante tendência para o atendimento por profissionais de Enfermaria, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutricionista, Assistência Social e de Medicina (fisiatria, neurologia, ortopedia, psiquiatria, etc). Estes profissionais procuram uma interseção de conhecimentos de suas especialidades para uma ação terapêutica e clínica visando à cura ou melhora do quadro clínico do paciente.

Encontro várias monografias, artigos, opiniões sobre a inserção de determinados profissionais na Equipe Multidisciplinar voltada à Saúde, ou seja, cada profissional defende seu espaço ou quer adquirir e provar a necessidade de se fazer presente na equipe, o que é óbvio. Certo, no entanto, somente alcançar a inserção da profissão na equipe, não deve cessar a busca de alguns para que se alcance o “real espírito coletivo” para conquista de melhores resultados para saúde do paciente e elevar a confiança entre os profissionais da equipe.

Fonte e artigo integral:
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/multidisciplinar_gustavo.htm


Autor: Gustavo Bezerra

domingo, 22 de março de 2009

O poder do SNC

De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.


35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

O site da Fisioterapia em Manaus

Vídeo da clínica de reabilitação funcional de manaus